quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como fazer o backup em windows 7

Para fazer o backup do sistema em Windows XP podemos ir em todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Restauro do sistema.

Como configurar o backup do Windows 7:

Para abrir o painel de gerenciamento do backup, simplesmente digite a palavra backup e então, na lista de resultados, clique em Backup e Restauração. Você verá a seguinte janela:


Então, clique em Configurar backup para definir as configurações do backup.



Por padrão, e em todas as versões do Windows 7, você pode selecionar dispositivos com armazenamento removível (CDs, DVDs, pendrives, HDs externos...) como destino do backup. Entretanto, se você tiver o Windows 7 Professional ou Ultimate (e, salvo engano, Enterprise) você pode também salvar o backup em uma pasta compartilhada na rede. Para isso, clique no botão Salvar em uma rede para selecionar a pasta compartilhada.


Após selecionar o destino do backup, clique em avançar.

E aí, seleccionamos o "modo" de backup do Windows. Por padrão, a opção seleccionada é Deixar o Windows escolher. Nessa opção, o Windows vai efectuar o backup das bibliotecas e da sua pasta pessoal e vai criar uma imagem do sistema. A imagem do sistema é, literalmente, uma cópia exacta de todo o conteúdo do disco rígido.

Então, se isso te agrada, somente clique em "Avançar", senão, seleccione a opção Deixar que eu escolha e então, clique em "Avançar". Caso você seleccionou essa última opção, você verá o seguinte:


Nessa janela é possível fazer uma seleção manual das pastas que o Windows vai copiar. Após selecionar as pastas desejadas, é só clicar em "Avançar" e agora só precisamos revisar as configurações.


Também, por padrão, o Windows configura o agendamento para todo domingo às 19:00. Altere, se achar necessário. Então, clique em Salvar configurações e executar backup. Um backup inicial será executado automaticamente.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comodo

Comodo Group é uma companhia produtora de softwares e provedora de certificações SSL.

Empresa que oferece diversas soluções para a segurança dos negócios online. A ampla linha de produtos da Comodo oferece ao seu negócio, a possibilidade de criar confiança nos seus negócios online, utilizando tecnologia própria que ajuda e-businesses a conquistar e reter mais clientes e a aumentar o valor agregado dos seus negócios.

Oferecendo desde certificados digitais que fecham o cadeado do browser em sites seguros, a tecnologias patenteadas que permitem que os usuários da internet verifiquem a legitimidade do conteúdo de sites, a Comodo permite que empresas e usuários se autentiquem e protejam suas identidades online.

A Comodo Brasil é a afiliada brasileira da Comodo Group e oferece um ponto focal de segurança para os negócios online, onde você poderá encontrar tudo que precisa para realizar negócios de confiança, desde hospedagem e certificados digitais a desenvolvimento de aplicativos de segurança.


É famosa por produzir produtos gratuítos, como o Comodo Firewall e o Comodo Antivirus.

Existe ainda vários produtos:
  • Comodo BoClean Anti-Malware
  • Comodo AntiSpam
  • Comodo Disk Encryption
  • Comodo BackUp
  • Comodo iVault
  • Comodo VerificationEngine
  • FreeVPS

    sexta-feira, 15 de outubro de 2010

    Dreamweaver

    O Adobe Dreamweaver, antigo Macromedia Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS5. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.

    No inicio Dreamweaver era apenas um editor simples podendo ser usado em modo código ou modo design, WYSIWYG. Na época seu grande concorrente era o Microsoft FrontPage, logo no lançamento do Dreamweaver 4.0 que apresentou nesta versão sua integração com o Ultra-dev, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para programadores web com suporte a PHP, ASP, ColdFusion e JSP inicialmente. Logo na versão Dreamweaver MX, o Ultra-dev passou a ser totalmente integrado ao Dreamweaver através do Painel Aplication, assim incluindo no mesmo definitivamente o conceito de ferramenta de desenvolvimento web.

    Utilizando-se da base da mesma versão do Dreamweaver, MX, a Macromedia na época incorporou a estrutura do Dreamweaver a primeira versão da ferramenta Adobe Flex, assim também adotando ao Dreamweaver o conceito de ser IDE, podendo integrar outras ferramentas dentro de si próprio.

    A partir desse conceito começaram a surgir várias extensões do tipo suíte, pacote completo de desenvolvimento para determinado assunto ou linguagem, de desenvolvimento para o Dreamwever, adotando no mesmo funcionalidades avançadas para cada uma das linguagens suportadas por ele. Destacando-se nesta época a InterAKT que vinha lançando inovadoras suítes como por exemplo: Spry e Desevelopers ToolBox, hoje comprada pela Adobe Systems.

    Em seu modo Design, como um editor WYSIWYG, o Dreamweaver pode esconder os detalhes do código HTML do usuário, tornando possível que não-especialistas criem facilmente páginas, sites e até mesmo aplicações para web. Alguns desenvolvedores criticam este modo de função do Dreamweaver por produzir códigos sujos, muito maiores do que o necessário, o que pode levar a erros de visualização em páginas HTML e erros de segurança em aplicações web. No entanto, este tipo de erro não se dá a ferramenta, e sim ao profissional que está usando a ferramenta, pois assim como outras IDE's de desenvolvimento, o Dreamweaver também dá a possibilidade de editar seus trabalhos em modo código, suportando as sintaxes de todas as linguagens de programação cobertas pelo software e também possuindo dicas, referências em modo código e até mesmo extensões para debugar códigos.

    Uma outra boa funcionalidade do Dreamweaver é permitir selecionar a maioria dos navegadores para se ter uma previsão (preview) da visualização do HTML Outpu da página diretamente no(s) navegador(es) de destino. O software possui também ótimas ferramentas de gerenciamento e transferência de projetos tais como a habilidade de encontrar e substituir, no projeto inteiro, linhas de texto ou código através de parâmetros especificados. O painel de comportamentos também permite a criação de JavaScript básico, sem qualquer conhecimento de codificação.

    Um aspecto altamente alardeado do Dreamweaver é sua arquitetura expansível. As “extensões”, como são conhecidas, são pequenos programas que qualquer desenvolvedor web pode escrever (geralmente em HTML e JavaScript) e qualquer um pode baixar e instalar, o que proporciona funcionalidade adicional ao software. O Dreamweaver conta com uma ampla comunidade de desenvolvedores que torna disponíveis extensões, comerciais ou grátis, para a maioria das tarefas de desenvolvimento web, de simples efeitos de rolagem, até "carrinhos de compras" completos.

    HTML-Kit

    HTML-Kit é um editor de HTML para o Microsoft Windows feita pelo chami.com . The application is a full-featured HTML editor designed to edit, format, validate, preview and publish web pages in HTML , XHTML and XML -languages. O aplicativo é uma full-featured editor HTML projetados para editar, formatar, validar, visualizar e publicar páginas da web em HTML , XHTML e XML -línguas.

    HTML-Kit is freeware , although extra features are available at a cost to registered users. HTML-Kit é freeware , embora as características adicionais estão disponíveis a um custo para os utilizadores registados.

    An Alpha version , HTML-Kit Tools (previously named build 300), is in development and is currently only available for download by registered users. Um Alfa versão , HTML-Kit Tools (anteriormente denominado de compilação 300), está em desenvolvimento e está disponível apenas para download por usuários registrados. Build 292, the current stable build is available for download as freeware. Build 292, o atual versão estável está disponível para download como freeware.

    Notepad ++

    Notepad++ é um editor de texto e código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows (possível utilização no Linux via Wine).

    Este projeto baseado no Scintilla, é escrito em C++ utilizando a API Win32 e usa a STL. O objetivo do Notepad++ é oferecer um esguio e eficiente binário com uma interface gráfica totalmente modificável.

    As linguagens de programação suportadas pelo Notepad++ são: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, JavaScript, makefile, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBScript, Unix Shell Script, BAT, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TCL, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Smalltalk, PostScript e VHDL. Além disto, usuários podem definir suas próprias linguagens usando um "sistema de definição de linguagem" integrado, que faz do Notepad++ extensível, para ter colorização de sintaxe e compactação de trechos de código.

    Ele suporta auto completar, busca e substituição de expressões regulares, divisão de tela, zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plug-ins. Um plugin de usuário chamado TextFX, que provê opções de transformação de textos, é incluído por padrão.

    O Notepad++ não é apenas um editor de código, mas também uma alternativa ao bloco de notas graças a sua velocidade.

    Notepad

    O Windows Notepad (ou Bloco de notas em português) é um editor de texto simples que foi incluído em todas as versões Microsoft Windows desde a versão 1.0 em 1985.
    O Bloco de notas é um editor de textos básico que pode ser utilizado para criar documentos simples. O uso mais comum do Bloco de notas é exibir ou editar arquivos de texto (.txt), mas muitos usuários o consideram uma ferramenta simples para criar páginas da Web.
    Como o Bloco de notas oferece suporte apenas a uma formatação muito básica, não é possível salvar acidentalmente uma formatação especial em documentos que devem permanecer como texto puro. Isso é especialmente útil ao criar documentos HTML para uma página da Web, uma vez que os caracteres especiais ou outra formatação não podem aparecer na página da Web publicada, pois podem até causar erros.
    É possível salvar os arquivos do Bloco de notas como Unicode, ANSI, UTF-8 ou Unicode big endian. Esses formatos oferecem maior flexibilidade quando se trabalha com documentos que utilizam diferentes conjuntos de caracteres.

    Emacs

    O Emacs é um editor de texto, usado por programadores e usuários que necessitam desenvolver documentos técnicos, em diversos sistemas operacionais.
    A primeira versão do Emacs foi escrita em 1976 por Richard Stallman. Sua versão actual é 23.2
    O Emacs tem sua base em Lisp, especificamente um dialecto de Lisp chamado Emacs Lisp. Esse permite que ele se torne configurável ao ponto de se transformar em uma espécie de "canivete suíço" para escritores, analistas e programadores.
    Alguns recursos disponíveis no Emacs:
    • Edição colorida e destacada para programação (seja em Lisp, Assembly, HTML, Python, ShellScript, C++ etc.)
    • Aceita configurações para comandos de shell (a EShell)
    • Programável em Emacs Lisp.
    • Sua flexibilidade faz com que possa rodar dentro dele até mesmo jogos, navegadores web e outros programas.
    • Tem embutido um programa de inteligência artificial, que simula uma consulta entre o usuário e um psicanalista.

    Vim

    O Vim (Vi Improved) é uma versão mais poderosa e maior em termos de espaço em disco e requisitos de memória do editor de texto vi. Essa versão é mantida como software livre, com algumas cláusulas de Careware inclusas, e acompanha a maioria das distribuições Linux. Está disponível também para variantes *NIX, Windows, Amiga, OS/2 e Macintosh. O Vim foi criado por Bram Moolenaar.

    Dia

    Dia é uma aplicação para desenho de diagramas, originalmente desenvolvido por Alexander Larsson para o ambiente de desktop GNOME, sob licença GPL.

    FreeHand

    Macromedia FreeHand é um software da Macromedia de edição de gráficos vetoriais bidimensionais orientados ao mercado profissional do design gráfico. É uma aplicação flexível, bastante usada em diagramação (paginação). Possui capacidades avançadas de manipulação de imagens vetoriais e, de forma limitada, em imagens raster, para impressão e para a World Wide Web. Tem sido utilizado em produção para a Web por sua grande integração com os outros programas da Macromedia, como o Macromedia Flash. Antes de seu desenvolvimento ser cancelado, competia no mercado profissional com os programas Adobe Illustrator e o CorelDraw. Com o lançamento do Adobe Creative Suite 3, o FreeHand foi oficialmente substituído pelo Adobe Illustrator.

    Corel Draw

    O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.

    Gimp

    GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

    Photoshop

    Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
    Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

    quinta-feira, 14 de outubro de 2010

    Visio

    O Microsoft Visio é um aplicativo para criação de diagramas para o ambiente Windows. O ponto forte do Visio são os diagramas técnicos e profissionais, com imagens vetoriais, que podem ser ampliados e manipulados com facilidade. O Visio pode ser utilizado para gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados (usando UML ou outra notação gráfica qualquer), diagramas de redes, plantas baixas, cartazes, etc.

    O Visio pode ser considerado um intermediário entre um programa de CAD (especializado em desenho vetorial de alta precisão para engenharia) e um programa de desenho artístico vetorial, como o Adobe Illustrator. Na comparação com essas ferramentas mais especializadas, as funcionalidades do Visio são bem inferiores; não é tão preciso quando o AutoCAD, e não oferece recursos artísticos como o Illustrator. Porém, a flexibilidade, a simplicidade de uso e qualidade das ferramentas o tornam uma ferramenta excelente para aplicações rápidas, rascunhos, e diagramas de uso pessoal ou profissional.

    O Visio está disponível em duas edições: Standard e Professional. A interface é idêntica, mas a edição "profissional" oferece recursos automatizados para diagramas mais avançados, além da funcionalidade de integração com dados de outros aplicativos, que podem ser apresentados graficamente.

    O produto foi desenvolvido pela Visio Corporation, uma empresa independente que foi adquirida em 2000 pela Microsoft. Desde então, o Visio foi incorporado ao pacote de ferramentas de produtividade.

    Microsoft Office (MS)

    O Microsoft Office é uma suite de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contactos.

    Dentro do Microsoft Office há varias aplicações como:

    • Access;
    • Excel;
    • Groove;
    • Infopath;
    • OneNote;
    • Outlook;
    • PowerPoint;
    • Word;
    • FrontPage.


    Firewall

    Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objectivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controlo da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comummente associados a redes TCP/IP.


    Antivírus

    Há vários antivírus existentes, e servem todos a proteger o seu computador contra ameaças exteriores.Aqui estão alguns:
    • Panda Cloud;
    • Avg;
    • Avast;
    • BitDefender;
    • Norton;
    • McAfee.
    Uns pagam-se e outros não.

    E agora a vocês de escolher.

    Defrag

    O Desfragmentador de Disco do Windows ou simplesmente Desfragmentador de Disco é um aplicativo incluído no Windows que visa melhorar a velocidade com que o computador lê as partições de arquivos fragmentados. Como o nome já diz, ele procura em todo o disco rígido por arquivos que estão fragmentados (em pedaços) e os "une" novamente tornando a leitura dos mesmos mais fácil e rápida.

    Scandisk

    O ScanDisk ou SCANDISK é um comando de MS-DOS e Microsoft Windows que permite detectar e corrigir erros lógicos num disco rígido ou unidade removível (como disquete ou pen drive), além de pesquisar a superfície do disco em busca de sectores danificados. O ScanDisk foi introduzido na versão 6.2 do MS-DOS. As versões anteriores do DOS dispunham do programa baseado em texto CHKDSK para corrigir erros do disco. A partir do Windows 95, o SCANDISK teve também uma interface gráfica de utilizador. As versões 2000 e XP do Windows dispõem do CHKDSK, um programa que nada tem a ver com o homónimo do DOS, mas que substitui o ScanDisk.

    Calculadora

    A calculadora que vem com o computador pode ajudar bastante se precisamos de fazer algumas contas.
    Assim não é preciso comprar uma maquina de calcular ou ir a Internet procurar uma maquina virtual para fazer contas.
    Está sempre ao seu dispor quando precisar dela.

    MSN

    Windows Live Messenger é a nova geração do MSN Messenger, parte dos novos serviços online da Microsoft chamados de Windows Live. O novo programa introduz novos recursos além de incluir os já existentes no MSN Messenger. O Windows Live Messenger surgiu depois da proposta da Microsoft em reunir os serviços do MSN ao sistema operacional Windows.

    O Windows Live Messenger é actualmente o Messenger mais usado no mundo com mais de 230 milhões de usuários. No Brasil, o serviço atinge mais de 75% dos usuários da Internet, que significa mais de 34 milhões de usuários no país.

    Windows Media Player ou Winamp

    Windows Media Player

    O Windows Media Player é um programa reprodutor de mídia digital, ou seja, áudio e vídeo em computadores pessoais. Produzido pela Microsoft, está disponível gratuitamente para o Microsoft Windows, além de outras plataformas, como, Pocket PC, e Mac OS, mas estes com menos recursos do que a versão para Windows oferece, além de menor frequência de lançamento de novas versões e suporte a uma quantidade menor de tipos de arquivo.

    Winamp
    Winamp é um reprodutor de mídia freeware desenvolvido pela Nullsoft, posteriormente comprada pelo conglomerado AOL Time-Warner. A primeira versão foi lançada em 1997, por Justin Frankel.

    O Winamp lê arquivos/ficheiros em vários formatos de áudio e vídeo como MPEG, MP3, MID, MOD, WAV, VOC, OGG, AIF, WMA, FLV entre muitos outros, adicionando plugins. Além disso, permite a criação de listas de músicas e através do equalizador criar definições personalizadas consoante (conforme) o tipo de música que estamos a ouvir ("que estamos ouvindo"). Ainda integra um pequeno navegador que permite aceder (acessar) a informação sobre a música que estamos a ouvir, ou diversos outros recursos online da Nullsoft.

    Firefox

    Toda a gente usa a Internet de maneira diferente, seja para conversar, cozinhar ou codificar, o Firefox tem mais de 6,000 extras para o ajudar a personalizar e torná-lo ao seu gosto.

    Mantê-lo seguro enquanto navega é a prioridade principal, pelo que actualizaram as tecnologias de anti-phishing e anti-malware e adicionaram a navegação privada com opções “esquecer este sítio” para assegurar a privacidade do usuário.

    E ainda, o processo de segurança de código aberto significa que tem especialistas por todo o mundo a trabalhar em contra relógio para mantê-lo (e à sua informação pessoal) seguro.

    Estão constantemente a optimizar o Firefox para ser bom na maneira que utiliza a web, coisas como, fazer os novos separadores abrir mais rapidamente, ou ter a Barra fantástica a fornecer resultados mais rápido. No fim, o que conta é levar o utilizador aonde quer ir da maneira mais rápida e fácil possível.

    Alguns programas mais usados

    Aqui estão vários programas que se usam hoje em dia:
    • Firefox;
    • Windows Media Player ou Winamp;
    • MSN;
    • Calculador;
    • Scandisk;
    • Defrag;
    • Um antivirus;
    • Um Firewall
    • MS (Microsoft Office)
    • Compactador/Descompactador de arquivos (Winzip, Winrar, 7-zip, etc...)
    • Direct X
    Estes são alguns dos mais utilizados.

    Sistema Operativo (OS)

    Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerênciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerênciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

    Aqui estão alguns Sistemas Operativos:
    • Windows
    • Linux
    • Mac OS
    Esses são os mais utilizados.

    As funções dum Sistema Operativo são:
    1. Gerenciamento de processos;
    2. Gerenciamento de memória;
    3. Sistema de arquivos;
    4. Entrada e saída de dados.

    Caixa de um computador


    Isto é uma caixa banal de um computador.

    Ele deve conter:
    • RAM
    • CPU
    • Leitor CD/DVD
    • Bateria com ventoinha onde se liga a ficha
    • Placa para a Internet
    • Placa com entrada usb para pens, ratos, etc...
    • Pilha para manter a hora e datas actualizadas
    • Disco Rígido
    • Placa Gráfica
    • Motherboard
    Eu acho que isso é o mínimo que deve conter numa caixa de computador para esse mesmo funcionar.
    Depois pode conter mais algumas ao seu gosto.
    Depois é preciso de um ecrã que se liga a caixa e terá o seu computador em funcionamento.

    Introdução

    Este blogue foi criado na aula de IMEI (Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos) e pretendo por aqui informações Sobre um pouco de tudo que faz parte da informática.
    Vou falar da caixa de um computador, os seus componentes, vou falar também de alguns programas que podem ser úteis.

    Desejo-vos uma boa leitura.