As transmissões de informação neste tipo de meios de comunicação é realizada recorrendo a operações de modulação de uma fonte de radiação electromagnética situada na gama das micro-ondas (2-30 GHz).
Este tipo de comunicações é particularmente adequado a ligações ponto-a-ponto, sendo, normalmente necessária a completa desobstrução do espaço entre os dois pontos interligados.
Ligações terrestres – usadas na interligação de redes privadas quando existe uma linha de vista entre os locais a interligar. São típicas utilizações em distâncias até aos 3 Km, suportando débitos da ordem dos 2 a 10 Mbps. É também possível a utilização destes meios de comunicação para distâncias que podem ir além dos 50km sendo necessário a utilização de níveis de potência no transmissor que só são autorizados pelos operadores de comunicação.
Ligações terra-satélite – usadas nas ligações intercontinentais das redes dos operadores de comunicação. É também vulgar a utilização deste tipo de ligações no acesso e interligações de redes informáticas com uma elevada dispersão geográfica. Suportam uma largura de banda na ordem dos 500 MHz.
Sem comentários:
Enviar um comentário